Skip links

Aviação offshore e a importância dos treinamentos

Aviação offshore e a importância dos treinamentos 

A aviação offshore é aquela que trabalha com o transporte aéreo de pessoas até os navios ou plataformas de petróleo. Como as empresas que trabalham com pessoas embarcadas desempenham atividades de risco, logo é preciso que as aeronaves e a tripulação desse ramo também estejam muito bem preparadas para lidar com qualquer imprevisto.  

As empresas offshore lidam frequentemente com problemas ligados às condições climáticas, além de panes, problemas de tráfego aéreo, dentre outros. Por isso, elas trabalham com a realização de manutenção preventiva e com a técnica da redundância, para assegurar procedimentos e sistemas cada vez mais seguros e com menos falhas. 

Mas, como não é possível eliminar totalmente a vulnerabilidade das operações petrolíferas e offshore, é fundamental investir em treinamento para seus colaboradores. E isso é válido também para clientes e parceiros, pois eles precisam compreender os riscos desse tipo de atividade e contribuir com a segurança. Infelizmente, as empresas petrolíferas, muitas vezes, têm dificuldade de interromper suas atividades de produção e ceder seus colaboradores para os treinamentos, e isso é algo que pode comprometer toda a segurança das operações. 

Os treinamentos são fundamentais tanto para os colaboradores da plataforma quanto para a tripulação envolvida no transporte, pois ambos precisam estar cientes dos riscos e saber como realizar uma evacuação médica, como proceder em caso de acidente etc. É importante reforçar que o treinamento de segurança não deve acontecer no solo, mas sim nas próprias plataformas de petróleo, pois é ali que todos os envolvidos terão de lidar com as condições reais do local, como vento forte, chuva, aproximação da aeronave, ruído etc. 

Além disso, é importante investir também em treinamentos noturnos, para que todos aprendam a lidar com as condições de iluminação daquele horário. Por isso, é fundamental que os gestores das operações petrolíferas entendam a extensão dos riscos desse tipo de atividade e não foquem apenas nas metas, mas sim no todo e, claro, na segurança

Os riscos jamais devem ser subestimados, pois o preço de um acidente é altíssimo. As perdas humanas e de equipamentos geram muito transtorno, além de multas, perdas de contrato, perdas financeiras, auditorias, investigação etc. O investimento em treinamento e em uma cultura organizacional preocupada com o risco é algo bastante vantajoso e econômico para todos que trabalham com esse tipo de atividade. O treinamento de segurança é o caminho mais viável para se evitar acidentes e manter a qualidade das operações petrolíferas e do transporte offshore.