Skip links

Táxi-aéreo: vantagens e desvantagens

Táxi-aéreo: vantagens e desvantagens 

O táxi-aéreo, serviço oferecido pela aviação executiva, é regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para trabalhar com essa atividade, a empresa deve ser submetida ao processo de Certificação Operacional, que possui cinco etapas, sendo elas: Fase 1 – Reunião de Orientação Prévia (ROP); Fase 2 – Verificação preliminar de documentação; Fase 3 – Análise/Aprovação de documentação; Fase 4 – Verificações e inspeções; Fase 5 – Emissão de certificado.  

O serviço de táxi-aéreo pode ser realizado por aviões de pequeno porte e também por helicóptero e é uma ótima opção para quem tem muitos compromissos e não pode gastar muito tempo viajando de carro, de ônibus ou pela aviação comercial. Ainda que esse tipo de transporte seja inviável para a maioria das pessoas, é possível encontrar passagens com preços mais acessíveis. Além dessa vantagem, podemos listar mais algumas: 

  • Flexibilidade de horários, pois o passageiro não precisa chegar tão cedo no local de embarque. 
  • Agilidade, o que permite economizar tempo e chegar rápido no local de destino. 
  • Oportunidade de escolher o melhor dia e horário para viajar. 
  • Privacidade, ou seja, o passageiro pode falar ao telefone e realizar reuniões, entre outras. 

Mas o serviço de táxi-aéreo, assim como qualquer outro modal de transporte, apresenta algumas desvantagens também, tais como: 

  • Incapacidade de transportar cargas muito volumosas. 
  • Incapacidade de transportar cargas a granel, como minério, grãos etc. 
  • Alto custo do frete.  
  • Custo de infraestrutura elevado, dentre outras. 

Então, antes de comprar a passagem, é fundamental que o usuário verifique se a empresa está autorizada pela ANAC para realizar essa operação. Por isso, ao contratar um táxi-aéreo, o passageiro deve se certificar de que a empresa está devidamente autorizada a prestar o serviço, assim é possível evitar o transporte clandestino que expõe a vida do usuário e a de terceiros.  

É importante reforçar também que todos nós podemos ajudar a ANAC a fiscalizar o transporte de táxi-aéreo, verificando no site da agência se a empresa está na lista de prestadoras autorizadas. Se ela não estiver na lista, você pode denunciá-la anonimamente e ajudar a evitar o transporte clandestino. E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, nos acompanhe por aqui e também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na aviação, esse mundo fantástico e que facilita a vida das pessoas todos os dias!